Série

A série terá 08 episódios com a duração de 26 minutos cada. Em formato documental, acompanharemos como cada personagem se adapta à realidade da mobilidade urbana da cidade onde vive e como enfrenta o Caminho de Santiago. Serão levantadas questões relevantes sobre igualdade de gêneros, além de dispendida atenção especial ao acompanhamento da viagem das ciclistas, ao impacto disso em sua visão de si mesmas e de seu lugar na sociedade.

Pedalar---Margem-Cinema-Brasil---Caminho-de-Santiago-de-Compostela

Pedalar se vale de um formato Road Movie “protagonizado” pelas ciclistas no desafio de chegar ao fim do Caminho de Santiago de bicicleta, enfrentando variações de clima, cansaço físico, mental e emocional durante a preparação e, principalmente, o trajeto. Se a preparação é cheia de expectativas e conquista de pequenos desafios diários, é no dia-a-dia da pedalada em si que as fortalezas e as fraquezas das três irão se revelar. Nesse sentido, o apoio mútuo será um combustível necessário para seguir a travessia.

Episódio 1

No primeiro episódio, conhecemos Josie, empresária de 51 anos, Karla, artista e pesquisadora de 45 anos, e Talita, sócia do bar e bicicletaria Las Magrelas.

Josie começou a andar de bicicleta por indicação médica, mas acabou tomando gosto pela atividade e hoje usa a bicicleta não apenas como modo de manter a saúde: ela pratica as modalidades urbana, montanha e velocidade de forma amadora.

Karla é fotógrafa e  apaixonada por viagens, nos mostra as cidades que já conheceu de bicicleta e por que a relação com os lugares fica mais íntima a partir do olhar da bike. Ela irá revirar os arquivos pessoais para contar como foi a primeira experiência de percorrer parte do Caminho de Santiago e por que pretende voltar.

Talita está no cicloativismo há cerca de uma década, organizando pedaladas coletivas, oficinas comunitárias, e pressionando o poder público por melhorias nas vias e pelo cumprimento das leis relacionadas à bicicleta.

 

Episódio 2
Este episódio, mostrará o início da preparação de cada uma para o Caminho de Santiago. Cada personagem fará uma pedalada em sua cidade e a série acompanhará todo o processo para a realização do trajeto, desde a preparação, passando pela pedalada em si, e o depois.

Episódio 3
Neste episódio, iniciará a preparação das ciclistas para o Caminho de Santiago. Cada personagem será acompanhada por uma preparadora física, que as orientará em relação a exercícios, dieta e outros cuidados com a saúde que serão necessários para deixá-las na melhor forma possível para realizar o trajeto. O episódio acompanhará as personagens em todos os passos da preparação e mostrará como este processo impactará o dia-a-dia das ciclistas.

Episódio 4
No sétimo episódio, as ciclistas decidem fazer uma pedalada juntas. Assim, precisam se reunir em um local para tanto. O episódio acompanhará a preparação de Josie, Karla e Talita para a pedalada, a viagem delas para o local da pedalada, o trajeto em si e, no fim, a volta a cada cidade. Serão mostradas as relações entre as ciclistas, suas primeiras interações interpessoais e as facilidades e dificuldades de cada uma em relação ao trajeto, bem como as expectativas em relação à sua próxima aventura juntas: o Caminho de Santiago.

Episódio 5
O quinto episódio acompanhará a preparação de Josie, Karla e Talita para a viagem até a Europa. Como cada uma fará a viagem, como levar as bicicletas – se levarão as suas ou se alugarão outras lá -, compra de passagens, enfim, todos os preparativos que envolvem uma viagem internacional e o subsequente passeio de aventura. O episódio se encerra no início do Caminho de Santiago.

Episódio 6
Os três últimos episódios da temporada acompanharão as personagens durante o Caminho de Santiago em si. Serão 18 dias de pedaladas, percorrendo cerca de 60 quilômetros por dia. Durante este tempo, a série documentará todos os momentos de Josie, Karla e Talita, suas impressões sobre o trajeto, suas dificuldades físicas e emocionais. O sexto episódio mostrará o primeiro terço da viagem.

Episódio 7
Os três últimos episódios da temporada acompanharão as personagens durante o Caminho de Santiago em si. Serão 18 dias de pedaladas, percorrendo cerca de 60 quilômetros por dia. Durante este tempo, a série documentará todos os momentos de Josie, Karla e Talita, suas impressões sobre o trajeto, suas dificuldades físicas e emocionais. O sexto episódio mostrará o segundo terço da viagem.

Episódio 8
Os três últimos episódios da temporada acompanharão as personagens durante o Caminho de Santiago em si. Serão 18 dias de pedaladas, percorrendo cerca de 60 quilômetros por dia. Durante este tempo, a série documentará todos os momentos de Josie, Karla e Talita, suas impressões sobre o trajeto, suas dificuldades físicas e emocionais. O sexto episódio mostrará o terceiro terço da viagem.