Contexto

A modificação das políticas urbanas, o aumento da quantidade e da quilometragem das ciclovias em grandes cidades e a disseminação do estilo de vida saudável estão provocando uma revolução no mercado das bicicletas.” (Rodolfo Lucena, Folha de São Paulo, 05/10/14)

“Até bem pouco tempo, a bicicleta era tida como uma alternativa para pessoas alternativas. A mudança que acontece agora é que a bicicleta está sendo inserida no modal do transporte como um todo, ou seja, vai fazer parte da realidade do cidadão. E isso tende a humanizar a cidade.” (Giancarlo Clini, Diretor da Aliança Bike, Folha de São Paulo, 05/10/14)

Pensando neste público crescente de mulheres que utilizam a bicicleta como meio de transporte, como meio de ter uma vida mais saudável, como diversão ou como trabalho, foi criada a série Pedalar.

Josie, Talita e Karla são mulheres brasileiras apaixonadas por pedalar. Não são atletas, mas isso não diminui sua dedicação ao ciclismo. Vindas de diferentes partes do país – Porto Alegre, São Paulo e Salvador -, adotaram a bicicleta não apenas como meio de transporte, mas como estilo de vida e como maneira de estabelecerem-se como mulheres na sociedade.

Elas compartilham a vontade de viver uma aventura de bicicleta e são desafiadas a fazer, juntas, o Caminho de Santiago de Compostela. Para isso, contarão com o acompanhamento de profissionais da saúde para minimizar ao máximo os percalços da viagem.

Pedalar tem três grandes momentos:

  1. Apresenta as personagens em suas rotinas, antes de se conhecerem, mostrando seu uso da bicicleta e a relação de cada uma com o espaço em que pedala;
  2. Após se conhecerem, a série acompanha a preparação para o caminho, com a realização de pedaladas e acompanhamento de profissionais;
  3. Seguirá as personagens durante a viagem, a chegada ao novo continente, os últimos preparos e o caminho em si. Serão mostrados momentos após a aventura, e as personagens compartilharão sua visão sobre a experiência.

A série traz à tona as diferenças de cada personagem.


MARGEM CINEMA BRASIL apresenta
uma série de LISIANE COHEN
com JOSIE ALLEM, TALITA NOGUCHI, MARTA FRANCEZ

“PEDALAR”

direção de fotografia MAURÍCIO BORGES DE MEDEIROS
produção executiva PRISCILA GUERRA
roteiro e direção LISIANE COHEN