Núcleo Teresas

Três pés femininos sob uma água cristalina ilustrando o Núcleo Teresas - um grupo interdisciplinar da Margem Cinema Brasil

 

Multiplificar narrativas sobre “ser mulher”

Protagonismo feminino em produto e processo

Desenvolver crítica sobre identidade de gênero

 

A Margem Cinema Brasil possui, dentre seus projetos, o Núcleo Teresas, um grupo criativo formado por mulheres de diversas áreas – linguística, psicanálise, direito, comunicação e, claro, cinema.

Com a reunião interdisciplinar de mulheres em um núcleo criativo, é possível estudar, discutir, pesquisar e desenvolver o protagonismo feminino em produtos audiovisuais a partir de uma perspectiva completa do ser mulher.

O resultado são projetos que mostram mulheres as quais quebram estereótipos, proporcionando o washback effect – ao reconhecer, nas telas, diversas formas de ser mulher, abre-se a possibilidade de que essas identidades de gênero sejam repensadas na sociedade como um todo.

Pedalar é um projeto gerado por este núcleo e em sua essência, busca quebrar padrões e preconceitos, proporcionando ao seu público uma visão mais ampla do que é ser mulher, reconhecimento de identidades de gênero negligenciadas e, consequentemente, a melhora da experiência de ser mulher.